As estreias do Brasil na Copa América que anteciparam o título
Seleção Brasileira tem ótimo retrospecto em estreias da Copa América, em relação as campanhas vitoriosas.
Entre essas estreias do Brasil na Copa América, nas 9 edições em que terminou campeão, a própria Costa Rica, adversária de 2024, entrou no caminho.
Primeiramente, o pontapé inicial da seleção comandada por Dorival Jr. foi justamente contra os costarriquenhos no dia 24 de junho, às 22:00hs, horário de Brasília. Tudo não passou de um 0x0.
Retrospecto de estreia favorável
A Copa América, o torneio de seleções mais antigo do mundo, tem sido palco de grandes conquistas, tanto para nossos rivais quanto para a nossa Seleção Brasileira. Em primeiro lugar, na maioria das edições, o Brasil iniciou sua trajetória rumo ao título com vitória, e até com goleadas marcantes que entraram para a história.
Por exemplo,
1919 – Brasil 6×0 Chile
Essa foi apenas a terceira edição do torneio e contou com apenas quatro seleções. Além do Brasil, Uruguai, Argentina e a vítima da estreia, o Chile.
O Brasil goleou por 6×0 em partida realizada no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Afinal, é bom lembrar que o Maracanã só foi inaugurado em 1950.
Assim, naquele dia marcaram na goleada da seleção brasileira, Haroldo, Neco duas vezes e o histórico Friedenreich que marcou outros três gols.
1922 – Brasil 1×1 Chile
Alguns anos depois, o mesmo adversário da estreia em 1919, e no mesmo palco. Porém, dessa vez os chilenos conseguiram segurar um empate.
Além disso, além das quatro seleções que marcaram presença em 1919, o Paraguai também disputou a competição.
O gol do Brasil foi marcado por Tatú.
Arquivo dos Mundiais :: Copa América
1949 – Brasil 9×1 Equador
A estreia do Brasil no tricampeonato de 1949, também em território nacional, terminou em uma das maiores goleadas da história da competição.
Ou seja, exatamente isso, uma das maiores e não a maior.
Apesar de enfiar uma sonora goleada por 9×1 nos equatorianos, no Estádio de São Januário, a seleção brasileira ainda faria um 10×1 na Bolívia na rodada seguinte.
Marcaram naquele dia para o Brasil: Zizinho, Ademir, Octavio, 2x Tesourinha, 2x Jair e 2x Simão.
1989 – Brasil 3×1 Venezuela
O quarto título da seleção brasileira, assim como os outros três anteriores, aconteceu no Brasil.
Nesse meio tempo, a camisa já tinha três estrelas no peito com as conquistas das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.
A estreia daquela seleção comandada por Sebastião Lazaroni foi com vitória para cima da Venezuela, na Fonte Nova, em Salvador.
Bebeto, Geovani Silva e Baltazar fizeram os gols da vitória brasileira na estreia daquela Copa América.
1997 – Brasil 5×0 Costa Rica
Uma das estreias do Brasil na Copa América foi contra a Costa Rica, que também foi o primeiro desafio na edição de 2024, nos Estados Unidos.
Contudo, na edição de 1997, na Bolívia, a seleção do Zagallo que terminaria campeão, aplicou uma goleada por 5×0, com gols de Djalminha, Romário e dois de Ronaldo, além de um gol contra.
Dessa forma, essa foi a primeira vez que o Brasil conquistou uma Copa América fora de seus domínios.
1999 – Brasil 7×0 Venezuela
Agora, sob os comandos de Vanderlei Luxemburgo, o Brasil aplicou uma outra goleada histórica em sua estreia na Copa América.
A vítima foi a Venezuela que viu Ronaldinho Gaúcho estrear com a amarelinha e com direito a gol antológico.
Além disso, além do bruxo, Emerson, Rivaldo, 2x Amoroso e 2x Ronaldo marcaram os gols da seleção.
2004 – Brasil 1×0 Chile
Carlos Alberto Parreira era o técnico do Brasil que conquistou aquela edição de 2004 no Peru. Acima de tudo, uma das mais comemoradas.
A caminhada começou contra o Chile, que é a seleção que o Brasil mais enfrentou em estreias da competição que venceu. Ao todo, foram três enfrentamentos.
Distribuição das vagas para a Copa do Mundo 2026 por continente – BLOG DO PFC
O gol da vitória simples contra os chilenos foi marcado por Luís Fabiano já nos minutos finais, mostrando como seria aquela campanha que terminaria com mais um título.
2007 – Brasil 0x2 México
A única derrota do Brasil em estreias na Copa América, contando apenas a que a nossa seleção venceu, foi sob os comandos de Dunga.
Ainda assim, em edição disputada na Venezuela, os mexicanos carimbaram a faixa do Brasil com uma vitória por 2×0 logo na estreia.
Porém, Dunga e seus jogadores conseguiram dar a volta por cima e terminaram com mais um título da Copa América, com direito a surra inesquecível nos argentinos na final.
2019 – Brasil 3×0 Bolívia
Trinta anos depois da última edição da Copa América realizada no Brasil, o país voltou a sediar o torneio e mais uma vez a seleção brasileira terminou com o título.
Tite já tinha um trabalho encaminhado naquela edição e já tinha passado pela experiência da Copa do Mundo 2018, mas agora era hora do título e ele veio.
Antes da final contra o Peru no Maracanã, o Brasil teve que derrotar a fraca Bolívia no Morumbi por 3×0, com dois gols de Philippe Coutinho e um de Éverton Cebolinha.
Share this content: