Previsões para a Copa do Mundo 2026: Possíveis surpresas
Bolívia? Venezuela? As Seleções Que Podem Causar Surpresas e participarem da Copa do Mundo 2026.
As previsões para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, México e nos Estados Unidos, promete ser a mais diferente de todas.
A princípio, o motivo é claro: o aumento do número de vagas de 32 seleções (2022) para 48 seleções. Como resultado, o número de países que estarão representados no Mundial pela primeira vez provavelmente será grande.
Como vai funcionar a Copa do Mundo 2026?
Primeiramente, é importante lembrar que três seleções já têm suas vagas garantidas na próxima Copa. Justamente as anfitriãs: México, Canadá e Estados Unidos.
Enquanto isso, as outras 45 seleções terão que lutar por suas vagas via Eliminatórias. Assim, quando todas estiverem classificadas, conheceremos os grupos.
Formato da Copa do Mundo de 2026:
Serão 12 grupos com 4 seleções em cada. Logo depois, as duas primeiras colocadas (total de 24) se classificam para a fase pré-Oitavas de Final (também chamada de 16 avos ou Play-off). Ademais, as 8 melhores terceiras colocadas entre todos os 12 grupos se juntam às 24 e formam o primeiro mata-mata com 32 seleções.
Posteriormente, vem as fases mais conhecidas: Oitavas, quartas, semis, disputa pelo 3º lugar e final.
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026
As eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 já estão em fase avançada em três continentes: América do Sul, Ásia e Oceania. Enquanto isso, na Europa, América do Norte e Central e África ainda não começaram, todas com previsão para 2025.
Ainda assim, dá para se ter uma ideia de quais seleções vão querer aproveitar o aumento do número de vagas.
Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo 2026
No continente sul-americano, as 10 seleções disputam agora 6 vagas diretas para a Copa e mais uma para a repescagem intercontinental.
Dessa forma, se antes, para Brasil, Argentina e Uruguai já era menos complicado, agora podemos dizer que essas três seleções já entram nas Eliminatórias classificadas para o Mundial 2026. Enquanto isso, outras…
Venezuela
De todas as 10 seleções da CONMEBOL, a Venezuela é a única que nunca participou de uma Copa do Mundo. Por isso, a chance é agora e esa classificação não pode mais ser adiada.
Isso porque, para alguns da imprensa internacional e nacional, essa geração atual é a melhor da história do futebol venezuelano. De fato, jogadores como Soteldo, Otero e Savarino, têm destaque aqui no futebol brasileiro na atualidade.
Bolívia
Da mesma forma que à Venezuela, a Bolívia também tem desafios, embora já tenha participado de 3 Copas (1930, 1950 e 1994). Todavia, faz tempo que essa seleção é considerada a pior do continente sul-americano. Porém, há esperança para os bolivianos e seus torcedores.
Além disso, a seleção boliviana passou a mandar seus jogos no Estádio Municipal de El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude. Assim, a Bolívia pode aproveitar essa vantagem e tem feito isso nessas Eliminatórias.
Paraguai
A última Copa do Mundo que a seleção do Paraguai participou foi a de 2010, na África do Sul. De lá pra cá, os paraguaios passaram longe de jogarem outra Copa.
Entretanto, assim como os venezuelanos e bolivianos, os paraguaios estão focados nas vagas extras. Para eles, até uma repescagem intercontinental não seria nada mal. Nesse sentido, estão se empenhando nas eliminatórias.
Como resultado, conseguiram até derrotar a seleção brasileira.
Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo 2026
Antes de mais nada, é importante destacar que dificilmente uma seleção asiática estará presente na lista das surpresas ou nas previsões para a Copa do Mundo 2026. Ainda mais considerando o histórico das competições anteriores. A princípio, a única exceção poderia ser a seleção japonesa.
Contudo, a questão central não é essa. De antemão, para a maioria das seleções da Ásia, apenas participar da Copa do Mundo já é motivo de comemoração. Sobretudo, agora que houve um aumento de 5 para 8 vagas diretas, bem como uma para a repescagem intercontinental.
Atualmente, as eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo 2026 estão na Fase 3.
Uzbequistão
Faltando apenas 4 rodadas para o fim da Fase 3, uma das seleções que aparece na zona de classificação direta para a Copa 2026 é a do Uzbequistão. Essa seria a primeira participação da equipe na história do torneio.
A campanha, por enquanto, é impecável. Ou seja, considerando os adversários (Irã, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Quirguistão e Coreia do Norte), essa seleção tem tudo para marcar presença na lista das classificadas.
Iraque
Uma outra seleção que também só depende de si é a seleção iraquiana, que já participou da Copa do Mundo 1986. Naquela ocasião, o técnico era o brasileiro Evaristo de Macedo.
Os adversários do Iraque agora são ainda mais acessíveis: Coreia do Sul (exceção), Jordânia, Omã, Kuwait e Palestina.
As possibilidades do Iraque aparecer nas previsões para a Copa do Mundo 2026, entre as surpresas que vão participar da competição, é quase 100% certo.
Eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo 2026
Nova Caledônia
Agora, já imaginou assistir a uma partida entre Brasil x Nova Caledônia na Copa do Mundo 2026?
Isso, por incrível que pareça, pode acontecer. Afinal, a Oceania ganhou direito a uma vaga direta, provavelmente destinada à Nova Zelândia, como também uma para a repescagem intercontinental.
Nesse momento, a Nova Caledônia é a grande favorita para conseguir essa vaga, estando em primeiro lugar em seu grupo (ou seja, à frente de Fiji, Ilhas Salomão e Papua-Nova Guiné).
Distribuição das vagas para a Copa do Mundo 2026 por continente – BLOG DO PFC
Outras Seleções
Em síntese, é bom citar outras seleções que vêm se destacando em outros continentes, sob o mesmo ponto de vista, cujas eliminatórias ainda não começaram. Dessa forma, por causa do aumento no número de vagas, algumas delas podem aparecer na lista final.
Entre as previsões para a Copa do Mundo 2026, essas seleções não podem ficar de fora.
Seleções europeias
Geórgia
A Geórgia se classificou pela primeira vez à fase final da Eurocopa. Além disso, avançou até as oitavas de final da competição logo na estreia. Essa seleção conta com um dos melhores jogadores do futebol europeu na atualidade: Kvaratskhelia, do Napoli.
Romênia
Os romenos se classificaram para a Euro 2024 de maneira direta, bem como lideraram um grupo nas eliminatórias que contava com a Suíça, por exemplo. Na Euro, também lideraram o grupo E, deixando a favorita Bélgica em segundo lugar e foram eliminados nas oitavas de final pela Holanda.
Em outras palavras, os resultados recentes mostram uma evolução consistente.
Noruega
Outra seleção europeia que sonha em participar da Copa do Mundo 2026 é a Noruega. Principalmente pela presença de jogadores da geração atual, como Odegaard e, sobretudo, Haaland.
Todavia, os resultados recentes não ajudam. Apesar disso, o acesso à Liga A da UEFA Nations League dá alguma esperança. E dependendo do grupo que cair nas Eliminatórias, a vaga pode vir até com facilidade.
América Central
Uma das confederações que mais se beneficiaram com o aumento de vagas foi a CONCACAF. Nesse sentido, além das três seleções anfitriãs (Estados Unidos, Canadá e México), outras seleções preencherão as vagas restantes, assim como uma para a repescagem intercontinental.
Panamá
Na Nations League da CONCACAF, o Panamá eliminou a Costa Rica nas quartas de final e fará a semifinal contra os Estados Unidos em 2025. Por fim, por ter ido bem na Nations League, também garantiu vaga na Copa América 2024. Lá, derrotou a Bolívia e a anfitriã Estados Unidos, avançando até as quartas de final.
Os panamenhos disputaram a Copa do Mundo de 2018 e gostaram da experiência.
Jamaica
Outra seleção da CONCACAF que participou da Copa América 2024 foi a Jamaica. A vaga veio após uma repescagem. Agora, os jamaicanos são favoritos a uma das vagas para a Copa 2026 e esperam repetir o feito de 1998, quando disputaram sua única Copa do Mundo sob os comandos do brasileiro Renê Simões.
África
A princípio, pelo continente africano, há destaque para duas seleções que vêm batendo na trave nas repescagens para a Copa do Mundo: a República Democrática do Congo e Mali. Sobretudo, estas equipes têm demonstrado grande potencial em competições recentes.
Ao todo, serão 9 seleções da África que irão direto para a Copa do Mundo 2026. Além disso, uma outra seleção disputará a repescagem intercontinental.
Ou seja, a grande chance dessas duas seleções chegou. Ainda mais, considerando o aumento no número de vagas, as expectativas de classificação são maiores do que nunca.
Share this content:
Publicar comentário