Distribuição das vagas para a Copa do Mundo 2026 por continente
Entenda como o aumento das vagas para a próxima Copa do Mundo pode ajudar algumas seleções que nunca participaram do torneio.
O aumento das vagas para a Copa do Mundo de 2026, a princípio, promete ser um marco na história do futebol.
Antes de mais nada, com o aumento significativo do torneio de 32 para 48 seleções, a distribuição dessas vagas por continente, sem dúvida, se torna um dos principais assuntos em pauta.
Por isso, antes de tudo, vamos detalhar como essas vagas serão distribuídas entre as diferentes confederações.
ONDE VAI SER A PRÓXIMA COPA DO MUNDO 2026?
A próxima edição da Copa do Mundo 2026 será realizada em três países da América do Norte
O México, que volta a sediar o torneio pela terceira vez, o Canadá, que pela primeira vez será uma das sedes, assim como a principal sede, os Estados Unidos, que pela segunda vez receberá uma Copa do Mundo.
ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DO MUNDO 2026
Com exceção da Europa, Oceania e CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe),os outros continentes já deram o pontapé inicial nas Eliminatórias e já sabem quantas vagas para a Copa do Mundo 2026 terão direito.
CONCACAF: EUA, MÉXICO, CANADÁ + 3 VAGAS + 2 REPESCAGEM INTERCONTINENTAL
Primeiramente, uma das confederações que mais se beneficiaram com o aumento do número de seleções para a Copa do Mundo 2026 foi justamente a que receberá a próxima edição: a CONCACAF (Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).
Por que a Inglaterra não tem Eurocopa? – BLOG DO PFC
Posteriormente, seleções da parte central e norte do continente americano lutavam por 3 vagas diretas e uma na repescagem intercontinental.
Agora, além disso, das três seleções anfitriãs (Estados Unidos, Canadá e México) que já possuem vagas automáticas, essa confederação ainda terá mais outras três vagas diretas bem como outras duas para a repescagem intercontinental.
CAF: 9 VAGAS DIRETAS + 1 REPESCAGEM INTERCONTINENTAL
O continente africano, sem dúvida, foi o mais justiçado com o impacto da expansão da Copa 2026.
Afinal de contas, as seleções de lá têm se mostrado como a terceira força do futebol mundial, atrás das seleções europeias e das principais seleções da América do Sul.
Anteriormente, esse número estava limitado a apenas 5 seleções, porém, o aumento das vagas por continente dará a possibilidade de até 9 seleções africanas participarem da festa.
Além de uma vaga também na repescagem intercontinental.
AFC: 8 VAGAS DIRETAS + 1 REPESCAGEM INTERCONTINENTAL
Todavia, se o continente africano merecia mais vagas já há algum tempo, o continente asiático nem tanto. Mesmo assim, terá direito a oito vagas diretas além de mais uma outra vaga para a repescagem intercontinental.
O nível técnico das seleções da Ásia é muito baixo em relação aos outros, e por isso há certeza de que uma seleção como Uzbequistão ou mesmo uma Coreia do Norte, alcançará uma classificação.
CONMEBOL: 6 VAGAS DIRETAS + 1 REPESCAGEM INTERCONTINENTAL
Das 10 seleções, 6 estarão representando uma das mais importantes confederações na Copa 2026. Estamos falando da CONMEBOL, acima de tudo, a segundo Confederação mais importante.
Apesar do aumento significativo de vagas diretas, assim como de mais uma outra vaga para a repescagem intercontinental, e da mudança no formato da Copa do Mundo 2026, as Eliminatórias permanecem da mesma forma.
UEFA: 16 VAGAS DIRETAS
A UEFA também se beneficiou com o aumento das vagas, porém com um acréscimo de apenas 3 vagas a mais em relação à última edição.
Mesmo com as novas regras para a Copa do Mundo 2026, no que diz respeito ao aumento dessas vagas, a UEFA não precisou mudar muito sua fórmula de disputa das Eliminatórias.
Tanto que, até agora, a confederação mais importante entre todas nem sequer marcou a data para o sorteio dos grupos da sua seletiva. Ainda assim, dificilmente veremos na Copa do Mundo FIFA 2026 uma seleção europeia estreante nesse torneio.
OFC: 1 VAGA DIRETA + 1 REPESCAGEM INTERCONTINENTAL
Definitivamente, a confederação mais fraca e com condições precárias e semi-profissionais foi uma das que mais se beneficiaram com esse aumento das vagas para a Copa do Mundo de 2026.
A Oceania finalmente terá direito a uma vaga direta para uma Copa. Algo que antes só era possível através de uma repescagem intercontinental, na qual o continente terá também um representante. Ou seja, podemos ver 2 seleções representando a OFC na próxima Copa do Mundo FIFA.
SUGESTÃO DE VÍDEO
Agora que você já sabe como serão distribuídas as vagas para a Copa do Mundo 2026, dê uma olhada nesse vídeo aí que eu fiz no canal do Planeta Futebol Clube no YouTube falando um pouco mais sobre a outra edição de 2030.
Guia das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 – Lance!
Share this content:
1 comentário