Por que a Inglaterra não tem Eurocopa?
Derrotas históricas, grandes frustrações e até uma final perdida em casa, podem explicar o porquê a Inglaterra não tem um título da Eurocopa no currículo.
Saiba por que a Inglaterra não tem Eurocopa, neste texto do Blog do PFC.
Depois do vice na Euro 2021, a seleção inglesa novamente ficou com o vice na edição de 2024. Desta vez, jogando um futebol bem abaixo daquilo que se esperava dela. Afora essas duas edições, a Inglaterra participou de outras 9, tendo inclusive disputado uma semifinal em casa, mas o título que é bom, até agora não chegou.
Por que a Inglaterra não tem Eurocopa?
Nesse post você vai entender, edição por edição, por que a Inglaterra não tem uma Eurocopa.
Antes de mais nada, vamos analisar suas 11 participações (contando 2024).
1968 – 3º lugar
A primeira participação da Inglaterra na Eurocopa foi na terceira edição, em 1968, na Itália. Nas primeiras edições da competição, apenas quatro seleções participavam, e o sistema de disputa também era bem diferente do atual.
Como não tinha fase de grupos, a Inglaterra já estreou na semifinal contra a Iugoslávia e foi derrotada por 1×0. Em seguida, venceu a União Soviética e conquistou o terceiro lugar.
1980 – Fase de grupos
Depois disso, os ingleses só voltariam a disputar a competição em 1980, também na Itália. Agora, com oito seleções participantes e dois grupos com quatro em cada.
Apesar da vitória por 2×1 na Espanha na terceira rodada do grupo 02, a Inglaterra ficou pelo caminho porque já havia empatado com a Bélgica na estreia por 1×1 e foi derrotada na segunda rodada pela anfitriã Itália por 2×1.
A essa altura, o futebol inglês em competições europeias de clubes já tinha grande protagonismo.
1988 – Fase de grupos
A princípio, a Inglaterra foi tão mal que ficou em último lugar do grupo 02, perdendo os três jogos para Irlanda, Holanda e União Soviética.
Curiosamente, dois anos antes, na Copa do Mundo de 1986 e dois anos depois, na Copa do Mundo de 1990, os ingleses voltaram a fazer ótimas campanhas na competição após o título de 1966. Mas, na Euro foi só decepção.
O desempenho da Inglaterra na Eurocopa era péssimo até aquele momento, mas nos anos 90 isso precisaria mudar.
1992 – Fase de grupos
Como se não bastasse a decepção na edição anterior da Eurocopa, a Inglaterra, mais uma vez, ficou em último lugar do seu grupo, somando apenas dois pontos. Além da derrota para a Suécia na última rodada, empatou com Dinamarca e França por 0x0.
Talvez, uma das razões para Inglaterra não ganhar a Eurocopa seria a quantidade de seleções participantes (apenas oito), o que dificultava muito, pois o nível era alto. Porém, isso iria mudar na próxima edição, que seria justamente em solo inglês. Aquela seria uma ótima oportunidade para mudar a máxima de que a Inglaterra não tem Eurocopa.
1996 – Semifinal
Pela primeira vez, e até agora única, a Inglaterra foi palco de uma edição da Eurocopa. Isso sem contar a edição de 2021 que teve várias sedes pelo continente.
Havia um misto de expectativas, pois, ao mesmo tempo em que os ingleses celebravam os 30 anos do título da Copa do Mundo em casa, eles também se lamentavam pela não ida ao Mundial de 1994. Mas, na Euro em casa, tudo tinha que ser diferente.
Dessa vez, a Inglaterra ficou em primeiro lugar no grupo A, à frente da Holanda, Escócia e Suíça. Em seguida, passou pela Espanha nos pênaltis, mas, da mesma forma, os ingleses chegaram à eliminação nas semifinais para os alemães, no Estádio Wembley.
2000 – Fase de grupos
Outro vexame inglês na Euro que foi realizado na Bélgica e na Holanda. Dessa vez, com uma ótima geração de jogadores.
Mais uma vez, o English Team parava na fase de grupos de uma Eurocopa, e dessa vez morreu abraçado com a Alemanha, tendo assistido de camarote a classificação de Portugal e Romênia. Dessa vez, sendo vítima das duas seleções, sendo derrotada pelo mesmo placar de 3×2. Uma das piores campanhas da Inglaterra na Eurocopa.
2004 – Quartas de final
Se a geração da Euro 2000 prometia, essa de 2004 já era realidade. Com isso, apesar da derrota para a França na estreia por 2×1, os ingleses deram a volta por cima e derrotaram a Suíça e a Croácia, mas foram parados nos pênaltis nas quartas de final para os anfitriões portugueses. Coincidentemente, a Inglaterra também seria vítima de Portugal na Copa do Mundo 2006 da mesma maneira.
Definitivamente, os desafios da Inglaterra na Eurocopa estavam ficando cada vez mais internos com as críticas, principalmente daquela geração.
2012 – Quartas de final
Após o vexame histórico nas eliminatórias para a Euro 2008, sendo eliminada pela Croácia, os ingleses tiveram que se reformular e o primeiro teste seria justamente essa Eurocopa 2012 disputada na Polônia e na Ucrânia.
De fato, a seleção inglesa fez uma boa fase de grupos, ficando em primeiro lugar à frente da França, Ucrânia e Suécia, mas foram parados já na fase quartas de final pela Itália nos pênaltis. Pelo menos, não sofreram nenhuma derrota com bola rolando.
A história se repetia, com a imprensa internacional criando expectativas da Inglaterra na Eurocopa, e no final viam a decepção.
2016 – Oitavas de final
Pela primeira vez, uma edição da Eurocopa contava com o número histórico de 24 seleções. Com isso, algumas pequenas seleções europeias poderiam aparecer no caminho de outras grandes e tradicionais.
Na fase de grupos, por exemplo, apesar de ter derrotado a seleção de Gales na segunda rodada, os ingleses ficaram em segundo lugar atrás dos próprios galeses. Mas, o pior veio nas oitavas de final, quando foram derrotados de maneira humilhante para a estreante seleção da Islândia, de virada, por 2×1.
No final, Portugal conquistou o título inédito e, com isso, a máxima de que só a Inglaterra não tem Eurocopa continuava valendo entre as grandes.
2021 – Vice-campeã
A grande oportunidade que a Inglaterra teve de conquistar uma Eurocopa pela primeira vez foi nesta edição comemorativa dos cem anos da UEFA. Por isso mesmo, não teve uma sede fixa, pelo contrário, a competição foi disputada em vários países do continente. Mas a grande final estava marcada por antecipação em Londres, no mítico Estádio Wembley.
Após liderar o grupo D, que ainda tinha a Croácia, a República Tcheca e a Escócia, a seleção inglesa despachou a Alemanha nas Oitavas, a Ucrânia nas Quartas e a Dinamarca nas Semis. Porém, a derrota mais dolorida aconteceu justamente na grande final para a Itália, nos pênaltis.
2024 – Vice-campeã
Agora, em 2024, na Alemanha, mais uma vez a Inglaterra chegou como uma das favoritas ao título, porém ele não veio.
Comandados por Gareth Southgate, os ingleses foram avançando de fase com dificuldades, mostrando um futebol pobre e de poucos gols. Ainda assim, o técnico conseguiu conduzir sua seleção até a grande final, mas foi derrotado pela Espanha.
Por duas edições consecutivas ele foi vice do torneio e por isso vamos continuar dizendo que a Inglaterra não tem Eurocopa
Campeões da Eurocopa (campeoesdofutebol.com.br)
Edições de fora
Além disso, os ingleses não disputaram outras seis edições da Eurocopa. A primeira edição ocorreu em 1960, quando nem disputaram as eliminatórias. Na edição de 1964, ficaram de fora já pelas eliminatórias. E mais ainda, em 1972, sendo eliminada na última fase das eliminatórias para a Alemanha, que seria a campeã do torneio. Na edição seguinte, em 1976, quando nem passaram da primeira fase das eliminatórias.
Vexame nas Eliminatórias da Euro 2008
Por fim, as piores eliminações ocorreram em 1984, ficando de fora para a Dinamarca, e a última vez nas eliminatórias para a Eurocopa 2008, quando caíram para a Croácia no Estádio Wembley, e tiveram que assistir àquela edição pela TV.
Por isso, vou deixar como recomendação um vídeo que eu gravei em 2023, falando sobre as grandes seleções que ficaram de fora da Euro porque vacilaram nas Eliminatórias.
Share this content:
1 comentário